Páginas

em inconstante definição.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

"Nesse momento, Elrond saiu com Gandalf, e chamou a Comitiva até ele. -Esta é minha última palavra -disse ele em voz baixa- O Portador do Anel está partindo na Demanda da Montanha da Perdição. Apenas sobre ele recaem exigências: de não se desfazer do anel, nem entregá-lo a qualquer servidor do inimigo, nem sequer deixar que qualquer pessoa o toque, com a exceção de membros da Comitiva e do Conselho, e mesmo assim em caso de extrema necessidade. Os outros partem com ele como copanheiros livres, para ajudá-lo no caminho. A vocês é permitido permanecer em algum ponto, ou voltar, ou desviar por outros caminhos, como o destino permitir. Quanto mais avançarem, mais díficil será recuar; apesar disso não lhes é impingido qualquer juramento ou compromisso de continuar além do que estiverem dispostos. Pois vocês não conhecem a força dos próprios corações, e não podem prever o que cada um vai encontrar na estrada.
-Desonesto é aquele que diz adeus quando a estrada escurece -disse Gimli.
-Talvez -disse Elrond -, mas não jure que caminhará no escuro aquele que ainda não viu o cair da noite.-Ainda assim, o juramento pode fortalecer o coração que treme -disse Gimli.
-Ou destruí-lo."
JRR TolkienO Senhor dos Anéis ( As duas Torres "O Anel vai para o sul")
....
Meio psicótico da minha parte, mas sempre lembro de um trecho d'O Senhor dos Anéis (em negrito) quando ouço juramentos...algo que ficou há anos preso em minha memória e me impede de jurar ou prometer algo por impulso ou levianamente.
Uma das coisas que mais me fascinam é a HONRA, a palavra de alguém q se sabe não mentir, não sucumbir a esse ato infame para preservar o que quer que seja.
Há uma cena de "As bruxas de Salém" q fala muito a tudo o que sinto: aJohn Proctor é oferecida a liberdade, caso ele faça algo que era deliberadamente mentir (não lembro de assumir, inocente, a acusação de bruxaria ou incriminar outros, realmente faz muito tempo) o certo é que ele disse, chorando, que não poderia assinar o tal papel...era seu nome e ele só tinha aquele, como manchá-lo com uma mentira?E ele morre por seu nome.
Por que ninguem entende essas coisas,quando deviam ser a regra?Quando vc se livra de uma culpa ou de uma mentira, ou escolhe não compactuar com elas, é como se seus ombros não mais suportassem o mundo, é vc salvando o que há de mais precioso, sua honra, sua alma....

Um comentário:

Leonardo Nakahara disse...

Ainda que por meios menos "romantizados", eu também não sou de jurar. Eu digo que vou fazer e isso me basta. Se bastará para a pessoa que escutará minha palavra, não sei.

Finalmente soube de onde vem um termo que você sempre usa no MSN: "não jure que caminhará no escuro aquele que ainda não viu o cair da noite".

Eu li o Senhor dos Anéis. Mas não sou muito bom de lembrar algum trecho com essa acuidade. Talvez por não ter me tocado como tocou em você a constatação de que uma jura pode cair no esquecimento.

Muito bom o post. E quando você terá um tempo para esse amigo, agora tão ocupada em estudar? Beijo